fbpx

​​
Desafios constantes marcam o ambiente de comércio eletrônico, sendo os furos de estoque em compras online um dos mais críticos. Esse fenômeno acontece quando a demanda por um produto excede sua disponibilidade e, consequentemente, se não gerenciado adequadamente, pode causar consequências significativas.

Impacto na Satisfação do Cliente

A deterioração da satisfação do cliente é um dos efeitos mais imediatos e prejudiciais do furo de estoque. Além disso, a confiança na marca diminui quando os clientes enfrentam atrasos inesperados ou cancelamentos de pedidos. Por sua vez, isso pode resultar na perda de clientes fiéis e em uma reputação negativa no mercado.

Consequências Financeiras


Furos de estoque em compras online também resultam em perdas financeiras diretas, logo, a perda da venda ocorre no momento em que um item fica fora de estoque, levando potencialmente o cliente a buscar alternativas com concorrentes. Adicionalmente, o excesso de estoque, como reação ao medo de furos, pode imobilizar capital em produtos não vendidos.

Ineficiências Operacionais


Operações caóticas e ineficientes podem resultar da falta de um sistema de gestão de estoque eficiente. Assim, isso se traduz em mais tempo e recursos gastos na tentativa de equilibrar o estoque, afetando outras áreas da operação de negócios.

Como Solucionar o Desafio


Para combater esses problemas, a implementação de um sistema de gestão de estoque integrado e eficiente é fundamental. Assim, a WM Sistemas oferece ferramentas que permitem um controle preciso do estoque, ajudando a evitar tanto o excesso quanto a escassez de produtos. Essas soluções garantem que as empresas mantenham um equilíbrio saudável entre demanda e oferta, otimizando a experiência do cliente e a eficiência operacional.

Confira aqui como as soluções da WM Sistemas podem beneficiar seu negócio.